Fashion Rehab e o uso de IA para apoiar diagnósticos de paralisia facial

Confira o Case completo

Neste episódio da 3ª temporada do Alura Cases, exploramos como a inteligência artificial pode apoiar diagnósticos médicos em um dos problemas de saúde pública mais complexos: a paralisia facial.

Com Filipe Teodoro, Diretor de Data Science da Kogui Tecnologia, conhecemos o projeto Fashion Rehab, desenvolvido em parceria com o Hospital das Clínicas. O desafio era criar uma plataforma capaz de estimar o grau de paralisia facial (pela escala House-Brackman) a partir de vídeos enviados pelos pacientes — oferecendo aos médicos uma ferramenta de apoio ao diagnóstico.

O episódio mostra como o time precisou quebrar um problema multifacetado em etapas menores, aplicando algoritmos diferentes de machine learning, deep learning e visão computacional para cada parte do processo. Da detecção de pontos faciais 2D e 3D, ao uso de data augmentation para reduzir vieses, até chegar a um pipeline robusto capaz de auxiliar o médico sem substituir sua análise.

Mais do que tecnologia, o case revela a importância de times multidisciplinares, que unem ciência de dados, programação e medicina para resolver problemas reais e impactar vidas.

Materiais para estudo

Tecnologias comentadas no video

Escolha a duração do seu plano

Conheça os Planos para Empresas