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Linkedin e Tiktok Ads: criação e estratégias de campanhas

Fundamentos e configurações para TikTok - Apresentação

Apresentando a instrutora e o curso

Olá! Meu nome é Renata.

Audiodescrição: Renata é uma mulher branca, com cabelos e olhos castanhos. Ela está no estúdio da Alura, onde há uma estante com itens de decoração ao fundo, e o ambiente está iluminado com luzes roxas e azuis.

Sou formada em publicidade, atuo na área de mídia há mais de cinco anos e fui vencedora do Prêmio Cher como Profissional do Ano em 2024. Serei a instrutora durante o curso, e juntos vamos aprender sobre TikTok Ads e LinkedIn Ads.

Explorando o conteúdo do curso

Durante o curso, aprenderemos desde a criação da conta na plataforma até a análise dos resultados, passando por dicas de criativo, segmentação e referências do mercado. Tudo isso será abordado de maneira prática e com conteúdos extras para aproveitarmos ainda mais.

Nos vemos na primeira aula. Bons estudos!

Fundamentos e configurações para TikTok - O que é o tiktok e como ele funciona

Introduzindo o impacto do TikTok nas redes sociais

O TikTok é uma rede social chinesa criada pela empresa ByteDance. Ela foi lançada internacionalmente em 2016, mas chegou ao Brasil por volta de 2018. Rapidamente, o aplicativo se tornou um fenômeno cultural e digital. Após o TikTok, todas as redes sociais mudaram. O formato de feed infinito, vídeos verticais e curtos se tornou um padrão. O Instagram criou o Reels, o YouTube criou o Shorts, mas o precursor desse movimento foi o TikTok. Ele acabou mudando a forma como consumimos conteúdo.

Inicialmente, o aplicativo ficou conhecido no Brasil como a rede de danças, mas já faz muito tempo que esse conceito mudou. Hoje, marcas, criadores e consumidores usam a plataforma para se informar, criar comunidades e crescer. Trouxemos alguns dados para demonstrar por que devemos usar essa plataforma dentro de nossa estratégia de growth. O TikTok possui 1,5 bilhões de usuários ativos mensalmente. Mais de 7 milhões de empresas já estão presentes, e esse número não para de crescer. Só no Brasil, mais de 91 milhões de usuários acessam o aplicativo, e a rede é conhecida por ter um engajamento muito forte. Uma pesquisa mostrou que os usuários Android passam, em média, 28 horas dentro do aplicativo mensalmente, o que equivale a quase uma hora por dia.

Explorando os pilares do engajamento no TikTok

Agora que já conhecemos o TikTok e sua dimensão, vamos descobrir o que faz desse aplicativo uma máquina de engajamento. Acreditamos que são quatro pilares. O primeiro deles é o algoritmo.

O aplicativo é conhecido por possuir o algoritmo mais sofisticado entre as redes sociais. Ele consegue perceber o comportamento do consumidor em tempo real e mostrar exatamente o que está sendo buscado ou o que se deseja ver e interessa, mesmo que o usuário não siga ninguém anteriormente.

O segundo tópico é o foco no usuário. A plataforma valoriza tanto quem cria quanto quem assiste e consome o conteúdo, proporcionando uma experiência sempre muito fluida e personalizada.

Outra questão importante é o foco no conteúdo. No TikTok, toda postagem tem a chance de viralizar. A plataforma não se importa se alguém tem 10 ou 10 mil seguidores. Se o conteúdo é bom e tem potencial de engajamento, ele aparece.

Por último, um pilar também importante para fazer do TikTok uma máquina de engajamento é o poder de descoberta do aplicativo. O feed é muito dinâmico e imprevisível, e os conteúdos são curtos e com alto potencial de engajamento. Isso facilita passar horas rolando a tela, sempre encontrando algo novo de interesse. Assim, é fácil descobrir novos criadores, marcas, tipos de conteúdo e aprender coisas no TikTok.

Apresentando dados sobre o uso do TikTok

Trouxemos mais alguns dados para finalizar essa discussão. Oito em cada dez usuários abrem o aplicativo pelo menos uma vez ao dia. Cinquenta e nove por cento desses usuários buscam temas como humor e descontração. Setenta por cento dos usuários concordam que as marcas devem estar presentes na plataforma. E um em cada três usuários afirma que já comprou algo que conheceu no TikTok.

Então, já convencemos a utilizar o TikTok na estratégia de golfe?

Fundamentos e configurações para TikTok - Criando uma conta no tiktok

Criando uma conta no TikTok Ads

Agora é o momento de colocar em prática e aprender a criar uma conta no TikTok Ads para começar a anunciar na plataforma. Nesta aula, vamos criar uma conta de anúncios para a Meteora, um e-commerce de moda que combina estilo, sustentabilidade e acessibilidade. Nosso objetivo é criar anúncios para que as pessoas conheçam essa marca e despertar a curiosidade, mostrando que é possível se vestir bem.

No material fornecido, apresentamos o passo a passo de como criar uma conta no TikTok Ads. Será necessário acessar a plataforma, preencher as informações do negócio, instalar o Pixel, se necessário, cadastrar uma forma de pagamento e configurar a primeira campanha. Vamos realizar esse processo juntos.

Acessando a central de negócios do TikTok

Para começar, devemos acessar a central de negócios do TikTok. É possível clicar no material ou colar o código na URL. Na central de negócios do TikTok, no canto superior direito, há algumas opções: trocar o idioma, caso não esteja no idioma de preferência, fazer login, caso já tenha um cadastro na plataforma, ou, se ainda não tiver uma conta no TikTok, clicar no botão "Cadastre-se".

Para criar a conta no TikTok, é necessário preencher com um e-mail e uma senha. Caso deseje trocar o idioma de exibição, no canto direito, é possível mudar de inglês para português e inserir o e-mail e a senha. Em seguida, clique em "Inscrever-se" e faça a validação de segurança. Um código de confirmação será enviado para o e-mail. Após enviar o código, a conta de negócios estará criada.

Preenchendo informações do negócio

Agora, é preciso responder algumas informações sobre o negócio. A primeira é se somos um anunciante ou uma agência. Neste caso, vamos preencher como anunciante. Selecione o país de localização, digite o nome da empresa e o nome no centro de negócios. Em alguns casos, esse nome pode já existir. Para identificação única no TikTok, é necessário adicionar algum caractere que diferencie. Com as informações preenchidas, a conta pode ser criada.

É recomendado ativar a verificação de dois fatores, mas como estamos criando uma conta de teste, vamos pular essa parte. Por ser uma plataforma internacional, é comum que venha em outro idioma, mas é possível trocar para o português. No canto esquerdo da tela, passe o mouse sobre os três pontinhos, clique novamente nos três pontinhos e escolha a opção "Language". Está em inglês e vamos mudar para português.

Vinculando a página ao gerenciador de negócios

Este é o nosso gerenciador de negócios do TikTok. Existe uma diferença entre o gerenciador de negócios e uma conta de anúncios, e em breve explicaremos mais sobre isso. O ideal é que toda empresa tenha um gerenciador de negócios para unir todos os recursos da empresa em um único lugar.

Com a conta de negócios criada, devemos vincular nossa página ao gerenciador de negócios. Para isso, no lado esquerdo da tela, entre as opções, clicamos em Contas. Aqui, temos algumas opções, como criar uma conta de anunciante, o que precisamos fazer. Então, clicamos no botão Adicionar Conta de Anunciante. Esta é a conta de anúncios, onde de fato veicularemos as campanhas, criaremos as campanhas, os conjuntos e os anúncios. Clicamos no botão Adicionar Conta de Anúncio. Ao clicar nesse botão, aparece a opção de criar uma nova conta ou solicitar acesso a uma já existente. Neste caso, vamos criar uma conta nova. Clicamos em Criar Nova Conta, no canto esquerdo, e depois em Avançar.

Configurando a conta de anúncios

Preenchemos com o nome da nossa conta de anúncios, o site da empresa, caso exista, e o fuso horário utilizado para essa conta. Neste caso, utilizaremos o UTC-3, que é o horário de Brasília. Após configurar essas informações, clicamos em Avançar. Nesta tela, devemos preencher com as informações do contato responsável pela empresa. Não necessariamente precisa ser o responsável legal. Podemos seguir com nossas informações, sendo o contato de marketing responsável pelo que acontecer em relação aos anúncios dessa empresa. Preenchemos com um e-mail e um telefone, mas essas informações são todas opcionais.

Após a verificação, seguimos para a parte de Cadastro de Pagamento. Nas configurações de pagamento, temos duas opções: Orçamento Ilimitado ou Customizado. Se selecionarmos a opção Customizado, definimos o máximo de investimento que pode ser utilizado por dia. Essa opção é útil caso várias pessoas utilizem nossa conta de anúncio e tenhamos uma verba específica que não pode ultrapassar um valor determinado. Podemos seguir com essa opção. No entanto, a recomendação é manter o Orçamento Ilimitado e ajustar o controle de orçamento melhor no Gerenciador de Campanhas. Depois de preencher todas as informações das três etapas, clicamos em Enviar. Pronto! A conta de anúncios já está aprovada.

Vinculando a conta do TikTok

Agora, seguimos para a vinculação da conta do TikTok. Ao lado da opção Contas de Anunciante, temos a opção Contas do TikTok. Clicamos nela. Para vincular nossa conta do TikTok, devemos clicar no botão Adicionar uma Conta TikTok. Ao abrir a caixa, temos duas opções: Vincular uma conta existente e Solicitar acesso de uma página que já exista para vincular campanhas publicitárias. Neste caso, a recomendação é vincular a conta do nosso negócio. Clicamos em Vincular Existentes. Esse procedimento deve ser feito no aplicativo do TikTok, por isso é importante que tenhamos uma conta para anunciar. No aplicativo, lemos o QR Code e a vinculação será feita. Para a nossa aula, já vinculamos a conta da Meteora.

Sobre o curso Linkedin e Tiktok Ads: criação e estratégias de campanhas

O curso Linkedin e Tiktok Ads: criação e estratégias de campanhas possui 180 minutos de vídeos, em um total de 48 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing Digital em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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